Extensão do prazo de submissão

dez 12, 2012

Estimados Colegas:

Vimos informar que, a pedido de vários Colegas, dilatamos para 17 de Dezembro o prazo de receção de propostas para o III Congresso Internacional em Estudos Culturais – Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas.

O III Congresso Internacional em Estudos Culturais – Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas acolhe três modalidades de apresentações: Conferências, Mesas-Redondas e Grupos de Trabalhos. Os formulários a utilizar para cada uma destas modalidades estão disponíveis na página “Submissão de trabalhos”.

Conferências

As Conferências serão proferidas por convidados cujo trabalho científico se revista de notório reconhecimento nacional e internacional.

Mesas-Redondas

As Mesas-Redondas reunirão três apresentações com abordagens diferentes para um tema de investigação, podendo ser propostas por docentes, investigadores ou profissionais das temáticas centrais do evento. As mesas serão coordenadas por um dos participantes, que deve ser indicado na proposta. Nesta, devem constar os textos completos de cada apresentação e um resumo da mesa, que deve ter entre 200 e 300 palavras. A atividade terá a duração de 50 minutos. A data limite de envio das propostas de mesas, com os textos completos, em português/espanhol e inglês, é 17 de Dezembro.

Comunicações Científicas em Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho serão compostos por relatos breves de investigações científicas, reunidos em número de quatro a cinco. Nesta modalidade, podem ser propostos GTs já fechados (com a devida indicação do respectivo coordenador) ou comunicações avulsas, que serão analisadas e agrupadas pela Comissão Organizadora do Congresso que, neste caso, sugerirá o coordenador. A data limite de envio das propostas, com os textos completos em português/espanhol e inglês é 17 de Dezembro. Os trabalhos podem ser apresentados por profissionais, docentes e investigadores da temática (incluindo alunos de doutoramento). Cada apresentação deve respeitar o tempo máximo de 15 minutos por trabalho.

Os trabalhos enviados para os GT`s devem indicar o grupo temático em que se enquadram:
GT 1 – Reflexões e apropriações dos conceitos de ócio, tempo livre e lazer;
GT 2 – Culturas contemporâneas, subjetividades e tempos sociais;
GT 3 – Aceleração contemporânea e estilos de vida;
GT 4 – Tempo livre, identidades e subjetividade;
GT 5 – Tempo livre e apropriação do espaço: repensar a cidade como lugar de vida;
GT 6 – Turismo: o tempo livre entre consumo e contemplação
GT 7 – Cultura popular, festa e ócio;
GT 8 – Tempo livre e os prazeres nos lazeres gastronômicos;
GT 9- Ócio, criatividade, artes e livros.
GT 10- Tempo livre e ciclo vital.

As atas dos trabalhos apresentados nas Mesas Redondas e nos GTs serão disponibilizadas pela organização do Congresso em formato CD (com ISSN). Alguns trabalhos poderão ser indicados para publicação num número especial da Revista do Programa Doutoral em Estudos Culturais / Universidades de Aveiro e do Minho, Revista Lusófona de Estudos Culturais.

As línguas oficiais do Congresso serão o Português, Espanhol e o Inglês, mas os congressistas poderão usar a língua que entenderem. Em qualquer dos casos, a Comissão Organizadora solicita aos participantes que enviem uma versão dos seus textos em Inglês para que seja projetada durante a apresentação ao Congresso, possibilitando assim a compreensão generalizada das comunicações.

Com os nossos melhores cumprimentos,
A Comissão Organizadora

Maria Manuel Baptista