Otium estimula investigação no Brasil

jan 10, 2013

O Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (Otium), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade de Fortaleza (Ceará-Brasil), foi fundado em 2005. Atualmente, as investigações realizadas pelo laboratório estão voltadas para duas principais vertentes: a experiência do ócio e o processo de envelhecer na contemporaneidade.

A coordenadora adjunta do laboratório, Professora Fabiana Neiva Veloso, explica que, mesmo estando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, o Otium é “um laboratório multidisciplinar, composto por investigadores de diversas áreas, mas com interesses científicos em comum: investigar a experiência do ócio na contemporaneidade”.

Para além da investigação, o Otium também realiza seminários e encontros para discutir a temática. “No ano de 2013 daremos continuidade a todos estes eventos académicos científicos. O próximo evento está previsto para maio de 2013 onde decorrerão as defesas de duas teses [de doutorado] e de duas dissertações [de mestrado] em processo, e ainda palestras de professores convidados, mesas redondas e apresentação de trabalhos produzidos no laboratório”, completa a Professora.

O Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (Otium) da Universidade de Fortaleza é um dos parceiros do III Congresso Internacional em Estudos Culturais, Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas, que ocorrerá na Universidade de Aveiro, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2013.